Coberturas de aço com revestimento metálico de 55% Al-Zn podem proporcionar uma vida útil sem problemas por mais de 30 anos, desde que projetado corretamente, sejam seguidos os cuidados de fixação e os procedimentos corretos de manutenção.

A Chapa de Aço com revestimento 55% Al-Zn é fácil de ser fixada e suporta manuseio no local da obra, mas para proporcionar a maior vida útil possível, deverão ser seguidas as seguintes diretrizes de forma a otimizar o desempenho:




ARMAZENAGEM

      As chapas devem ser mantidas secas para evitar corrosão de armazenagem, que
        além da má aparência, pode resultar em redução da proteção contra a corrosão
        nos pontos afetados.

      De preferência, a armazenagem deverá ser feita em área fechada, limpa e seca.

      Se as pilhas de chapas não puderem ser mantidas em local fechado:

          a. Monte andaimes simples e cubra com um material à prova de água. Deixe
             espaço entre a cobertura e a pilha de chapas, para permitir a circulação de ar.
          b. Armazene isolado do chão e inclinado (sob roletes por exemplo), de modo que
             a água que penetre nas telhas possa ser drenada rapidamente para fora.
          c. Verifique regularmente o local da armazenagem para observar se há
             penetração de água e corrija o problema.

PROTEÇÃO DE SUPERFÍCIE

A chapa de aço pode ser fornecida com fina camada de revestimento acrílico que dá proteção contra pegadas ou marcas de mão.

Se for usado algum material como proteção durante a instalação ou manutenção, ele deve ser removido assim que o trabalho terminar, de modo a evitar o risco de corrosão.

Todos os detritos e restos devem ser completamente removidos quando a instalação for terminada. Todas as superfícies deverão ser limpas e deixadas sem corpos estranhos.

MATERIAIS INCOMPATÍVEIS

Não use cobre ou chumbo. A circulação de água oriunda de tubos, canaletas ou acessórios que contenham cobre ou chumbo deve ser evitada, bem como o contato com madeira molhada, concreto ou argamassa. Para um ótimo desempenho, todos os acessórios deverão ser feitos com revestimento 55% Al-Zn.

AMBIENTES INCOMPATÍVEIS

A Chapa de Aço com revestimento 55% Al-Zn não é adequada para uso em ambientes ricos em substâncias alcalinas, e seu uso deverá ser evitado em edifícios agrícolas, alojamento de animais ou armazenagem de fertilizante orgânico (incluindo silos), entre outros.

MARCAÇÃO DAS CHAPAS

Não use lápis com grafite. Use outras cores e limpe assim que for possível. Tome cuidado para não danificar o revestimento através da marcação do metal ou do uso descuidado de ferramentas de instalação.

CORTE

Sempre que possível, use comprimentos de corte conforme fornecidos pela fábrica.

Como alternativa, use serra elétrica e serra dentada. Não use esmeril ou disco de corte.

Cortar com disco ou serras de metal abrasivos, ou por queima através de maçaricos de oxi-acetileno ou similares devem ser sempre evitados. Evite depósitos de detritos ou limalhas de perfuração nos painéis fixos.

EMENDAS

Assegure-se de que danos às chapas por quaisquer técnicas ou maquinário de emendas no local sejam minimizados.

FIXADORES (Parafusos e grampos)

Fixadores de má qualidade provocarão corrosão prematura. Para assegurar um bom desempenho, os fixadores deverão ser feitos de aço revestido com 55% Al-Zn, de aço inoxidável ou aço com revestimento pesado de zinco.

SELANTES

A Chapa de Aço com revestimento 55% Al-Zn é incompatível com a maioria dos selantes, mas devem ser preferidos os selantes de silicone com cura neutra.

SOLDAGEM

Não é recomendada.

...