Perguntas mais freqüentes a respeito da cobertura com 55% Al-Zn
Mais de 30 anos após seu desenvolvimento, os painéis de tapamento e cobertura são utilizados em todos os lugares. Uma estimativa de 2,7 bilhões de metros quadrados em chapa de 55% Al-Zn recobrem edifícios de todos os tipos de climas e meio-ambiente, na América do Sul, Estados Unidos, Canadá e México, bem como na Europa, Ásia e Austrália.
Como a popularidade da cobertura em 55% Al-Zn continua a crescer entre arquitetos, construtores e empreendedores, freqüentemente são feitas perguntas semelhantes com relação à disponibilidade do produto, desempenho, instalação e manutenção. Por isso, listamos estas perguntas com suas respostas, para ajuda-lo com a compra, instalação e manutenção de um telhado 55% Al-Zn .
A chapa de 55% Al-Zn é usada em duas principais categorias de coberturas: comerciais e residenciais. Para coberturas comerciais, chapas de 55% Al-Zn sem pintura são usadas para telhados de inclinação baixa, normalmente com telhas zipadas, em novos telhados ou em substituição a telhados construídos não metálicos.
A Chapa pré-pintada 55% Al-Zn pode ser usada para cobertura arquitetônica de inclinação acentuada ou não e mansardas , melhorando a aparência da construção e utilizando cor, forma e textura.
Para telhados residenciais, geralmente é usada a chapa de 55% Al-Zn pré-pintada, embora alguns arquitetos e proprietários de imóveis usem a chapa de 55% Al-Zn sem pintura porque gostam do visual da sua superfície metálica brilhante.




1. Por que a chapa de 55% Al-Zn é chamada por outros nomes? São todos o mesmo produto?
2. Como é feito o 55% Al-Zn?
3. Por que 55% Al-Zn é um bom material para cobertura?
4. A chapa de 55% Al-Zn é vendida com a designação AZ150. O que significa?
5. Qual a refletividade da chapa de 55% Al-Zn ?
6. Quais são as vantagens de um telhado com a telha zipada de 55% Al-Zn em comparação com um telhado convencional?
7. Um telhado de telha zipada de 55% Al-Zn pode ser instalado sobre um velho telhado plano construído?
8. Qual é a resistência à corrosão da chapa de 55% Al-Zn em comparação com a chapa galvanizada, e quanto tempo se espera que dure um telhado de chapa de 55% Al-Zn?
9. Que tipos de isolamentos são recomendados para telhados de 55% Al-Zn? Há algum que deva ser evitado?
10. As chapas de 55% Al-Zn podem ser atacadas por concreto e argamassa. Qual a melhor maneira de consertar essas áreas atacadas em coberturas e tapamentos de 55% Al-Zn ?
11. A madeira autoclavada pode ser usada em contato com chapas de 55% Al-Zn ?
12. Quais os custos comparativos entre um telhado de telhas zipadas de 55% Al-Zn de baixa inclinação em relação aos telhados tradicionais?
13. Onde posso comprar na América do Sul?




1. Por que a chapa de 55% Al-Zn é chamada por outros nomes? Todos são o mesmo produto?
O produto é uma chapa de aço revestida com uma liga de 55% de alumínio e 45% de zinco desenvolvida pela Bethlehem Steel e vendida comercialmente sob a marca Galvalume®, a partir de Junho de 1972. Mais tarde a Bethlehem Steel licenciou outras grandes siderúrgicas para produzir e vender o produto, usando suas patentes e tecnologia. Na América do Sul a marca CISALUME® é usada pela Companhia Siderúrgica Nacional-CSN (Brasil), Cincalum é usado pela Siderar (Argentina) e Zincalum é usado pela Companhia Siderurgica Hiachipato-CSH (Chile). Todos esses produtos são o mesmo aço genérico em chapa revestida com 55% Al-Zn pelo mesmo processo e usando a mesma tecnologia.




2. Como é feito o 55% Al-Zn?

Tanto o 55% Al-Zn quanto o aço galvanizado em chapas são feitos por um processo contínuo de "imersão a quente". As bobinas de aço laminado a frio são processadas continuamente na linha de revestimento em alta velocidade. As chapas desbobinadas são primeiramente limpas para remover os óleos da laminação e reduzir óxidos superficiais. As chapas contínuas são mergulhadas em um pote com liga alumínio-zinco fundidos. A chapa já revestida recebe jatos de ar que normalizam e espessura do revestimento em ambas as faces. A maior parte das linhas de produção modernas têm um controle de espessura que ajusta automaticamente a pressão de ar e assegura que um revestimento uniforme seja aplicado. Ao final do processo a chapa é enrolada, formando uma bobina de aço revestida.



3. Por que 55% Al-Zn é um bom material para coberturas?

A chapa de 55% Al-Zn é um material ideal para coberturas por causa de sua extraordinária resistência à corrosão atmosférica e a longa vida útil. Pode ser conformado em diversas geometrias de perfis de telhas, bem como estampado. Pode também ser pintado na fábrica para acrescentar cor e durabilidade prolongada. Diferentemente dos sistemas de telhado convencionais não-metálicos, os telhados de chapas 55% Al-Zn não racham nem descascam, quando são submetidos ao sol e às intempéries.



4. A chapa de 55% Al-Zn é vendida com a designação AZ150. O que significa?

A designação AZ150 indica um peso de revestimento de 150g/m2 aplicada em ambas as faces da chapa, correspondendo a uma média de espessura de revestimento de 20 microns em cada lado.



5. Qual é a refletividade da chapa de 55% Al-Zn ?

A chapa de 55% Al-Zn têm boa refletividade ao calor e a luz do sol. Sua superfície refletiva cinza clara e brilhante torna-o o material ideal para coberturas. Durante o verão, ela torna o edifício mais fresco através de uma reflexão eficiente da luz solar e reduzindo a quantidade de transmissão de calor no edifício. Da mesma forma, ela deixa os edifícios mais quentes no inverno, refletindo para dentro o calor da parte de baixo do telhado de volta para dentro do edifício. Esta boa refletividade térmica se traduz em energia e economia devido à redução dos custos de refrigeração no verão e os custos do aquecimento no inverno. Testes mostraram que apenas metade do calor da radiação solar é transmitida para dentro de um edifício equipado com um telhado de 55% Al-Zn comparado a um telhado galvanizado, e quase um terço menos de calor em comparação a um telhado cerâmico.



6. Quais são as vantagens de um telhado com telhas zipadas de 55% Al-Zn em comparação a um telhado convencional?
Infiltrações nos telhados convencionais, planos, não-metálicos, são o maior problema em edifícios não-residenciais para arquitetos e proprietários. Os telhados convencionais feitos com materiais orgânicos se deterioram mesmo sob condições ambientais normais. Eles se fragilizam devido ao calor e a radiação ultravioleta do sol. Como resultado de flutuações de temperatura, desenvolvem trincas, rachaduras e rasgos. Finalmente, porque são planos, a água empoça e penetra nesses sistemas frágeis e trincados e se infiltra no edifício, causando danos a bens e perturbando as atividades internas. As infiltrações podem ser remendadas logo no início da vida útil do telhado, mas, à medida que o tempo passa, as infiltrações tornam-se mais freqüentes e uma substituição cara do telhado é necessária. Essas substituições muitas vezes exigem demolição, mão de obra extra e mesmo uma parada temporária do edifício. Os telhados de telhas zipadas de 55% Al-Zn oferecem um sistema impermeável, sem manutenção e que dure por décadas em edifícios de escritórios, comerciais e de fábricas. Os telhados de telhas zipadas de 55% Al-Zn são econômicos para instalar, à prova de infiltrações, sem manutenção, eficiente em termos de energia, não combustíveis e de vida útil longa.



7. Um telhado de telhas zipadas de 55% Al-Zn pode ser instalado sobre um telhado construído, plano e antigo?
Um Sistema de telhas zipadas de 55% Al-Zn é um sistema ideal para fornecimento posterior de cobertura. Seu peso leve o torna adequado para aplicações posteriores sobre qualquer sistema de telhado não metálico convencional, velho e com infiltrações. A colocação posterior é obtida instalando-se na estrutura de telhado existente um sistema de sub-estrutura de peso leve, geralmente feita com seções de aço estrutural leve, que proporciona uma inclinação mínima de 1:48 (2%) para o novo telhado de telhas zipadas de 55% Al-Zn . Instalando-se o telhado diretamente sobre o telhado não-metálico existente, demolições caras e demoradas são eliminadas, e as atividades dentro do edifício podem continuar sem interrupção.



8. Qual é a resistência à corrosão da chapa de 55% Al-Zn em comparação com a chapa galvanizada, e quanto tempo se espera que dure um telhado de chapa de 55% Al-Zn?
A chapa de 55% Al-Zn tem sido bem-sucedida para uso em coberturas por mais de 25 anos e já foi avaliada em testes ao ar livre por bem mais de 30 anos. Com base nesses testes, nos quais as perdas de peso devido à corrosão foram medidas e comparadas com as galvanizadas, a chapa de 55% Al-Zn é projetada para durar mais do que as chapas galvanizadas (com uma espessura de camada equivalente) e em várias atmosferas.
Da mesma forma, inspeções recentes de 82 telhados de 55% Al-Zn de baixa inclinação de até 22 anos de idade no leste dos Estados Unidos confirmam os resultados da pesquisa. Esses telhados estão em excelente condição e são projetados para durar pelo menos de 30 a 40 anos antes de precisar de manutenção significativa.



9. Que tipos de isolamento são recomendados para telhados de 55% Al-Zn? Há algum que deve ser evitado?
De longe o isolamento com manta de fibra de vidro é o isolamento mais usado para telhados de aço 55% Al-Zn em edifícios não residenciais. Ela pode ser usada em qualquer espessura disponível para proporcionar o valor de isolamento necessário. Um dos principais benefícios dos telhados com aplicações posteriores de 55% Al-Zn instalado sobre telhados planos não-metálicos com vazamento é a capacidade de acrescentar isolamento sob o novo telhado de 55% Al-Zn e realizar economias significativas de energia a partir da redução das exigências de aquecimento e resfriamento. Nesses casos, o isolamento com manta de fibra de vidro pode ser colocado sobre o telhado não-metálico antigo ou sob o novo telhado fornecido posteriormente.
Isolamento úmido, que pode ficar encharcado com chuva no local ou úmido de condensação ou infiltração no telhado não deverá entrar em contato com painéis de telhado 55% Al-Zn. O isolamento deve estar seco quando instalado e continuar seco após a instalação. O isolamento de fibra de vidro retém água e pode causar corrosão rápida de dentro para fora em painéis de chapas de 55% Al-Zn . Além disso, isolamento com spray é algumas vezes usado dentro de edifícios sob coberturas e laterais. Este isolamento pode conter substâncias químicas que retardem incêndio e que podem ser corrosivas para a chapa de 55% Al-Zn. Os fabricantes deverão ser consultados a respeito desses retardadores de fogo, se o isolamento com spray for usado.



10. As chapas de 55% Al-Zn podem ser atacadas por concreto e argamassa. Como essas áreas atacadas nas coberturas e tapamentos em 55% Al-Zn podem ser reparadas?
O revestimento de alumínio-zinco em chapas de 55% Al-Zn sofre uma corrosão bastante rápida em ambientes altamente alcalinos, como concreto. O revestimento é atacado durante o período de ajuste, quando é enterrado em concreto, e pode também ser atacado por respingos e gotas de argamassa durante a instalação da alvenaria. O melhor reparo para o ataque a partir de respingos de argamassa é cobrir a área afetada com um revestimento protetor a base de alumínio. O reparo de 55% Al-Zn pré-pintado deveria ser feito usando-se os mesmos tipos de revestimentos de acabamento que são aplicados na linha de revestimento de bobinas. Em todos os casos, a superfície deverá ser limpa e seca e as instruções do fabricante devem ser seguidas.



11. A madeira autoclavada pode ser usada em contato com chapas de 55% Al-Zn?
O contato da chapa de 55% Al-Zn com madeira tratada em autoclave ou qualquer madeira úmida não é recomendado . A madeira tratada contém produtos químicos que a protegem quando é enterrada no solo. O contato direto entre a madeira tratada umida e a chapa de 55% Al-Zn cria uma célula de corrosão e produtos químicos corrosivos da madeira aceleram esse processo. Todos os equipamentos no telhado, tais como aparelhos de ar condicionado, deverão ser montados com acessórios de montagem de fábrica, compatíveis com chapa de 55% Al-Zn (beirais de telhado, por exemplo). Alguns montadores destes equipamentos costumam colocar os aparelhos de ar condicionado sobre caibros horizontais de madeira tratada. O contato direto com o telhado de 55% Al-Zn causa corrosão do revestimento de alumínio - zinco. Mesmo a drenagem de água que teve contato com madeira tratada por pressão, deverá ser evitada sobre a chapa de 55% Al-Zn.



12. Quais os custos comparativos entre um telhado de telhas zipadas de 55% Al-Zn de baixa inclinação em relação aos telhados tradicionais?
O custo inicial de um telhado de 55% Al-Zn de baixa inclinação é geralmente mais caro do que um telhado não-metálico plano tradicional. Entretanto, se o custo do ciclo de vida útil a longo prazo for considerado, digamos de até 25 ou 30 anos, o telhado de 55% Al-Zn irá custar menos do que um telhado não-metálico. Isto ocorre porque os reparos iniciais de infiltrações em telhados não-metálicos não são incomuns após apenas 8 ou 10 anos, e a substituição com demolição pode ser necessária após aproximadamente 15 a 20 anos. Assim, a longo prazo, um novo telhado de 55% Al-Zn irá custar menos do que um telhado tradicional não-metálico. Esse custo mais baixo do ciclo de vida, resultando da manutenção mínima requerida por um telhado 55% Al-Zn é o que torna a cobertura de aço uma alternativa atraente, possível e de longa duração em relação às coberturas de telhados tradicionais de telha cerãmica, fibrocimento e concreto.



13. Onde posso comprar na América do Sul?
Entre em contato com um dos membros da associação SamZAC (clique aqui)


...